Sun Tzu disse:

“A guerra é um dos assuntos mais importantes do Estado. É o campo onde a vida e a morte são determinadas. É o caminho da sobrevivência ou da desgraça de um Estado. Assim, o Estado deve examinar com muita atenção este assunto antes de buscar a guerra.

Você necessitará de muitas provisões para esta força cobrir uma distância de 500 km. Você gastará, também, mil barras de ouro por dia para a despesa do Estado e no campo de batalha, incluindo enviados ao exterior e conselheiros; materiais como cola e laca, carruagens e armaduras… depois que você tiver bastante dinheiro, seus cem mil corajosos guerreiros poderão sair para batalhar. ”

Iniciar um curso de chinês é como começar uma guerra. Você já calculou o custo que será pago? Acredito que a maioria não fez o cálculo: quanto tempo eu queria dedicar por dia e em que prazo vou terminar o curso com um resultado determinado, como me manter sempre motivado durante este período?

Existe um aluno meu que terminou um curso de mandarim de 4 anos em um só ano, outro que, no HSBC, passado um ano, já estava no meio do curso e ainda outros, acredito eu, que vão concluí-lo em dois anos e meio. Mas todos eles estão estudando com entusiasmo, divertindo-se na aula.

Se você já escolheu uma boa escola e um um bom professor ( o fator mais importante!) e está cheio de esperança para começar um curso de chinês, mas não determinou o tempo e o prazo, eis as  palavras de Sun Tzu: “Você conhece o inimigo, mas não conhece a si mesmo. Assim, você tem apenas 50% de chance de vencer” e, na minha experência, muito menos do que isso. Na semana que vem, vou entrar em mais detalhes. Até lá.

