“O rei do reino Wei quis atacar a cidade de Handan e seu funcionário Jiliang foi falar com ele: “Hoje vi uma pessoa indo para o norte de carruagem me dizendo que ia ao reino Chu. ‘Por que você está direcionado para norte sendo que Chu está no sul?’, perguntei. Respondeu-me: ‘meu cavalo é muito bom e corre rápido’. Falei: ‘não adianta ter um bom cavalo se seu sentido estiver errado.’ Retrucou: ‘não faz mal, eu tenho bastante dinheiro.’ Disse-lhe: ‘seu dinheiro não vai levá-lo a Chu’. E o viajante falou: ‘eu tenho um ótimo servo que sabe andar de carruagem.’ Dei meu conselho final: ‘quanto mais viagens fizer, mais longe do Reino Chu ficará.’” Terminado a parábola, o funcionário continuou: “se o meu senhor quiser conquistar o mundo, só com a ação militar não vai ganhar a confiança do povo; fazer isso é como seguir o exemplo do viajante que seu servo mencionou: é ficar cada vez mais longe do seu objetivo!””

Continuo recebendo e-mails de pessoas perguntando como aprender mandarim, mas os princípios são simples: gostar do que está fazendo, ter disciplina e método correto, sendo que, neste último, vale lembrar da história acima. Bons estudos em 2010!

Vídeo da história: http://v.ku6.com/show/Rbu8EgCm-P0JB6oK.html

