Curso-elite de mandarim

“水无定形,兵无定势。运用之妙,存乎一心。”

A água não possui forma determinada e um exército não tem posição fixa de combate. O segredo de vencer uma batalha depende de como você usa as estratégias.

É importante num curso de mandarim que se tenha bons materiais ditáticos, professores qualificados, bons métodos… mas muitas vezes os alunos terminam um curso de quatro anos e não sabem como falar “presidente”, “inflação”, “crise financeira”…em chinês. Quer dizer, o curso não foi muito útil na vida profissional desses alunos. Aconteceu isso porque a escola ou o professor não focalizou na necessidade dos alunos. Na história chinesa do Combate dos Reinos, quando o reino Zhao e o reino Qin estavam em guerra, o Qin, que unificou a china posteriormente, inicialmente não conseguia vencer Zhao, mas o rei de Zhao trocou o comandante Lianpo pelo general Zhaokuo; este conhecia muitas estratégias porém não reconhecia a situação real do campo de batalha. Então o cenário mudou: Zhaokuo foi morto, em seguida, 400 mil soldados foram presos e mortos cruelmente.

A conclusão é que, um bom resultado de estudo, quando os fatores essenciais estão presentes, depende de que o aluno reconheça as próprias necessidades e o professor consiga atendê-las.

Anúncios