Muitos alunos desistem do curso de chinês porque não estão vendo seu progresso no idioma. Qual é o motivo? São muitos: Talvez o curso não seja muito legal, ou o professor não tenha nível para dar aula, o aluno não sabe como estudar, a escola não tem muita flexibilidade, falta ambiente para praticar, o próprio idioma é difícil demais…

Conforme as minhas experiências, tudo isso não são motivos da falta de resultado. Muitos alunos conseguem melhorar rapidamente pouco tempo após terem aula comigo. Para mim, só tem um caso em que eu não posso ajudar meu aluno: quando ele não tem tempo para estudar! Se você tiver 15 a 20 minutos por dia para dedicar-se ao estudo e não haver progresso, talvez seja um momento de parar para refletir, mudar de rumo e partir de novo. Como o video abaixo mostra, dependendo do momento e do ponto de vista, um acontecimento não tem uma só explicação.

塞翁失马Sàiwēng shī mǎ

http://www.youtube.com/watch?v=-bAiEvpSs7k

