O tema de hoje é dois provérbios chineses que envolvem água: 水滴石穿 e 水到渠成。O segundo provérbio,” quando a água chega, um túnel se forma”, significa que o resultado surge naturalmente; é o sonho de muitas pessoas que desejam o sucesso.

Recentemente, muitos dos meus alunos ficam extremamente ocupados e sem tempo para estudar mandarim. Acho que todos os alunos vão se deparar com situações parecidas mais cedo ou mais tarde, por isso, vou citar um caso do meu aluno. Ele começara muito bem e ficara bastante animado. Conforme o curso prosseguia, começava a apresentar dificuldades no estudo. Eu o encorajava e tentava usar outros métodos altenativos, mas nada mudou. O cenário continuou por um bom tempo, fiquei frustrado, à beira de desistir. Depois curtas férias, ele voltou como outro aluno, tendo uma grande facilidade na aprendizagem. Aí entendi que todos os esforços que fizemos juntos não foram em vão. Sobre isso, o primeiro provérbio tem o resumo adequado: gotas de água que persistentemente caem em cima de uma pedra, um dia a furará. Se não desistir, o resultado virá de forma natural. A perseverança é considerada uma grande virtude do povo chinês. No link do baixo consta a história do grande poeta LiBai da dinastia Tang. Embora o texto esteja em chinês e seja relativamente grande, tente ler como se fosse aceitar um desafio.

http://y.3edu.net/yygs/70903.html

