Uma vez, na estação de metrô, de longe vi um cachorro. Pensei: como que pode entrar com cachorro no metrô? Quando cheguei perto, percebi que era um cão-guia levando uma pessoa cega. Na viagem, eu acompanhei e observei o comportamento do cão e fiquei impressionado. O usuário do cão-guia depende completamente do seu guia e no final tudo dá certo!

Semana passada, dei aula com um artigo de notícia em que o FMI prevê que a economia da China vai alcançar a dos Estados Unidos e a era da China está próxima (2016). Na aula do nível avançado, eu leciono com texto em mandarim. Na aula básica, eu menciono e mostro o texto em português que achei em (http://www.guiadeatibaia.com/noticia/552/brasil/fmi-acende-debate-ao-estimar-que-china-ultrapassara-eua-em-cinco-anos.html). Todos foram surpreendidos e a maioria fala: que bom! Eu estou aprendendo mandarim, já estou à frente de muitos outros! Alguns alunos estão querendo pular de livro para adiantar a aprendizagem, enquanto os meus alunos particulares estão indo com força total.

Muitas vezes, eu me sinto como se fosse um cão-guia. Sempre me pergunto: será que estou levando meus alunos na direção certa? E sempre vem uma resposta: 有志者事竟成(o sucesso virá a quem tem objetivo e perseverança). Este provérbio chinês serve tanto para alunos quanto para professores.

