“Futuro brilhante, caminho acidentado”  é uma frase famosa do Maozedong. Ele usou esta frase para encorajar seus colegas quando eles estavam nos momentos difíceis: seu inimigo era muito mais forte, eles só tinham poucos homens, estavam sem munição, sem comida… Parecia que o futuro, o sonho e a esperança sumiram. Mas ele nunca perdia seu sonho. Com poucos colegas, eles chegaram onde queriam em 1949. Porém a grande maioria dos outros que começaram juntos desde o início e lutavam lado a lado morreram, desistiram e desviaram.

A realidade e o sonho se confrontam.

Como professor, estou feliz de ver que os alunos realizaram seus sonhos: por causa do mandarim, tiveram grandes empresas como parceiros de trabalho; conseguiram bons empregos; brincaram com as palavras em chinês, curtiram os pensamentos orientais antigos…

Como professor, estou triste de ver que os alunos: não pronunciam corretamente; não entendem o que as pessoas falam no rádio chinês; não leem textos nos jornais na língua chinesa; não tiram boas notas nas provas; não chegam às aulas por causa do trânsito…

Tenho alunos de 7 anos até 70 anos de idade. Aulas de mandarim são momentos alegres para eles. Eles não são os melhores alunos no começo: passamos por muitas dificuldades, tanto eles quanto eu. Felizmente, nós superamos juntos todas delas! Porém, existem alguns casos que eu não esperava: certos alunos inteligentes, dedicados e rápidos na apredizagem, em pouco tempo, chegaram a um alto nível de mandarim, mas alguns anos depois, devolveram todo conhecimento aprendido para seu professor!

Tempo, cuja importância é o único fator que eu enfatizava tanto, também tem efeito dos dois lados: por um lado, ajuda a adquirir conhecimento e, por outro, ajuda a esquecê-lo! Isso me lembra a palavra dita por famoso funcionário ao Imperador Tangtaizong: a água sustenta o barco, mas ela também o derruba!

Ontem eu vi a notícia em que Samsung vai lançar a quinta geração da nova tecnologia de telecomunicação (5G). Com isso vai melhorar mais a realização dos cursos a distância que hoje são feitas no Skype. Novas ferramentas sempre ajudam na caminhada dos alunos no caminho acidentado e na chegada muito mais rápida no seu futuro brilhante.

