Ainda valer a pena aprender mandarim?

Antes de começar um curso, é bom fazer essa pergunta a si mesmo.
Dez anos atrás, quando eu comecei a dar aula na escola, as salas de aula lotavam. Nos intervalos das aulas, os alunos tinham dificuldade de achar espaço fora da suas salas para tomar café. Todos estavam muito empolgados por terem feito um ótimo negócio: aprender mandarim!
Mas nem sempre vem o que a gente esperava. Como esta Copa, todos esperavam que viesse a hexa do Brasil, no entanto, o que veio foi uma derrota tão terrível que ninguém imaginava!
Dez anos depois, se procurarmos os ex-alunos, a grande maioria deles voltou, há muito tempo, a uma vida normal sem mandarim. Olhando este cenário, você diria: não vale mais a pena aprender mandarim, porque não dará resultado, é jogar tempo e dinheiro fora!
No mesmo período, a China também parou de crescer durante este dez anos? Muito pelo contrário! Só este ano, os lideres dos países mais importantes da Europa, Alemanha, França e Inglaterra, visitaram a China, e o presidente e o primeiro ministro da China visitaram a Europa e assinaram contratos de valores extremamente elevados. Esta semana aconteceu a mesma coisa entre Coreia do sul e China. A China é o país de maior mercado automobilístico, maior mercado de produtos luxuosos, e o país de maior volume de comércio internacional. A moeda da China, o Renminbi, está sendo cada vez mais utilizada nas transições comerciais. Além do mais, o presidente da China visitará o Brasil na semana que vem, dia 15…
Um aluno meu investiu cinco anos estudando mandarim. Quando ele conquistou o primeiro cliente chinês, me contou, muito animado, que recuperou todo o investimento das aulas, aulas particulares, nestes cinco anos e ganhou mais quatro vezes em cima do valor investido, porque o seu cliente é o maior fabricante de motocicleta da China! Na última quinta-feira, durante a aula, ele me contou, muito entusiasmado, que ele conquistou o segundo cliente chinês dele que é a maior empresa do ramo eletrodoméstico na China.
Em resumo, vale a pena aprender mandarim?
Se fizer isso seguindo a moda, não!
Mas se fizer enxergando outra realidade, e achar um caminho certo de aprendizagem, SIM!

Anúncios