Uma manhã bem cedo, como sempre, eu estava indo para dar uma aula. Chegando à casa do aluno, de repente, surgiu uma ideia estranha: é bom mudar o material preparado e aplicar o teste de HSK que eu usei na aula doutro aluno dois dias atrás. Este aluno já estudou quase 10 anos de mandarim, agora está focando na compreensão auditiva que é o ponto fraco da maioria dos alunos. Não soube se esta mudança vai dar certa ou não, segui minha intuição. O aluno foi surpreendido, porém, ficou muito contente, deu certo!

 

Este ano é o décimo ano que eu trabalho numa empresa profissional de ensino. Mas como professor, comecei dar aula em ano 1996. Meu primeiro aluno é, hoje, meu melhor professor de língua português e meu melhor técnico na área informática. Ele é o melhor para mim não por ele ter uma boa quantidade de conhecimento, mas por ele sempre me dar mais do que eu esperava. Eu fico muito grato por vontade dele de ajudar. Sou um professor, ao mesmo tempo, sou um aluno também. Meus alunos têm muito para me ensinar.

 

O grande mestre de guerra, SunZi, disse: Água não tem a própria forma, ela se adapta na forma de recipiente. Professor, também, não deve ter próprio material de ensino, o material didático deve ser o que seu aluno precisa no momento específico.

